Islândia

 

A Islândia é um país no Oceano Atlântico Norte, localizado em uma ilha entre a Groelândia e a Noruega e é considerado parte da Europa. O extremo norte da Islândia chega ao Círculo Ártico. A ilha mede cerca de 485 km, de leste a oeste, e cerca de 360 ​​km, de norte a sul. A capital é Reykjavík.

Geologicamente, a Islândia é muito jovem. Ela foi formada por erupções vulcânicas durante os últimos 60 milhões de anos. Um grande número de vulcões ainda estão ativos na ilha, terremotos são frequentes e nascentes de água quente são comuns na superfície, em áreas vulcânicas, especialmente no sudoeste. Hoje, energia geotérmica fornece grande parte das necessidades de aquecimento da Islândia.

Apesar da sua localização muito ao norte, a Islândia não é um país ártico. O clima da ilha é amenizado por uma corrente de água quente do Atlântico Norte.

A cultura islandesa tem raízes no século 9, quando os primeiros colonos vikings estabeleceram-se na ilha. A língua islandesa originou-se da antiga língua desses vikings e mudou muito pouco.

A maior parte da Islândia é uma terra inóspita, com poucos recursos minerais ou potenciais para agricultura. A vegetação é composta em grande parte de pastagens para o gado, especialmente ovinos, bovinos e equinos. Uma grande variedade de peixes vivem nas águas que cercam a ilha, e a indústria da pesca tem sido um dos pilares da economia islandesa.

Mais: Mapa da Islândia

 

◄ Europa

 

Islandia

 

Viagem Europa

 

Vilarejo na Islândia

 

Paisagem na costa da Islândia ao entardecer.

 

Costa

 

Copyright © Guia Geográfico - Países da Europa, Turismo e Informações