Espanha

 

O território da Espanha continental é dominado por planaltos e cadeias de montanhas, como os Pireneus e a Serra Nevada, onde nascem grandes rios, como o Ebro, o Douro, o Tejo e o Guadalquivir. O território espanhol é ainda constituído pelas Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, e pelas Ilhas Canárias, situadas ao largo da costa africana.

A Espanha é uma monarquia constitucional hereditária com um parlamento bicameral, as Cortes. A Constituição de 1978 consagra o respeito pela diversidade linguística e cultural numa Espanha unida. O país está dividido em 17 comunidades autônomas, governadas por autoridades eleitas democraticamente. As línguas regionais da Catalunha, do País Basco e da Galiza têm um estatuto especial, que lhes permitem serem utilizadas nessas regiões paralelamente à língua nacional, o espanhol, também denominado castelhano.

Os principais setores econômicos são os de serviço, a indústria transformadora, a agricultura (principalmente frutas e produtos hortícolas, azeite e vinho) e o turismo.

 

A Espanha possui um valioso patrimônio artístico e cultural. Nas artes plásticas destacam-se Velázquez, no século 12, Goya, nos séculos 18 e 19, e Picasso, Dali e Miró, no século 20. Na literatura, Dom Quixote, de Cervantes, é um dos marcos da literatura europeia. Na música e na dança destaca-se o flamenco espanhol. Os cineastas Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Luis Buñuel são referências importantes no cinema.

 

◄ Europa

 

Acima, o Pátio dos Leões no Palácio de Alhambra, em Granada.

À esquerda, praça em Barcelona e a igreja da Sagrada Família, ao fundo.

Embaixo, rua na cidade histórica de Ronda, na Andaluzia.

 

Mapa Politico Europa

 

 

Ronda Espanha

 

Granada Espanha

 

Barcelona

 

Mapa Espanha

 

 

Viagem Europa

 

Copyright © Guia Geográfico - Países da Europa, Turismo e Informações